Projetos
Por trás de todas as relações institucionais e pesquisas transformadas em projetos com a marca do Centro UFF de Estudos sobre Desigualdades Globais, está o compromisso em enquadrar e combater os mecanismos responsáveis pela injustiça e pelas relações desequilibradas de poder nas mais diferentes escalas da vida social: local, nacional e mundial.
Além da parceria com a Fundação Rosa de Luxemburgo (FRL), um projeto Capes/PrInt, três projetos firmados com a Prefeitura Municipal de Niterói (PDPAs) concluídos e outros dois projetos em andamento reafirmam os valores do Centro UFF e o olhar crítico e propositivo em temas relacionados às políticas públicas :
Análise Territorial do Orçamento Público de Niteroi sob a Perspectiva de Gênero e de Raça
Esta proposta objetiva a realização de um diagnóstico do orçamento público de Niterói, considerando-se as categorias de raça e de gênero como fundamentais em projetos de governo que têm como horizonte a redução de desigualdades estruturantes do País. Compreendemos que as análises transversais de gênero e de raça, ao identificarem as formas como os governos arrecadam e gastam seus recursos, constituem um instrumento estratégico para assegurar a governança democrática e inclusiva. O projeto mobiliza uma equipe interdisciplinar e interinstitucional, da qual fazem parte três integrantes do CDG: Juliana Nunes Rodrigues, Christy Pato e Rogério Dultra.
Índice de monitoramento da igualdade racial
O INDEPIR (Índice de Monitoramento do Desenvolvimento das Políticas de Igualdade Racial) é a proposta de um índice sintético cujo objetivo é sistematizar informações sobre a institucionalização dos órgãos da igualdade racial, mapeando seu orçamento, a diversidade de sua cobertura normativa e a capacidade de implementação de suas políticas públicas focais.
Concebido no âmbito do Pacto de Combate ao Racismo e Promoção da Igualdade Racial, que criou a REDE DE CIDADES ANTIRRACISTAS, O INDEPIR pretende contribuir para um quadro de desenvolvimento cooperativo das capacidades estatais dos municípios participantes, fornecendo à comunidade um parâmetro legítimo de avaliação de sua trajetória no campo da igualdade racial. Participam do projeto: Douglas Leite, Flávia Rios e Christy Pato.
A iniciativa colaborativa analisa a formação e a reprodução das desigualdades globais em diferentes escalas temporais (da Antiguidade ao capitalismo contemporâneo) e em diferentes escalas geográficas. Intitulado Desigualdades globais e sociais em perspectiva temporal e espacial, o projeto define desigualdade como um fenômeno multidimensional, internacionalmente combinado e cumulativo. Quatro professores do Centro de Estudos sobre Desigualdades Globais integram a equipe: Daniel Sanfelici, Juliana Nunes Rodrigues, Leonardo Marques e Tâmis Parron.
Vinculado ao Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA), do município de Niterói, em convênio com a Universidade Federal Fluminense, Gestão municipal da igualdade racial e políticas inclusivas de educação e trabalho no município de Niterói: estudos e ações para sua implementação investiga e apoia condições de implementação de duas políticas centrais da pauta de igualdade racial em Niterói: a aplicação da Lei 10.639/2003 no ensino básico e a reserva de vagas para a população negra no serviço público (Lei Municipal 3.534/2020). Fazem parte da equipe três membros do CDG: Douglas Leite, Tâmis Parron e Karen Souza.
Alinhada ao contexto de consolidação do protagonismo das cidades na busca por um desenvolvimento urbano sustentável em nível global, a Pesquisa de Avaliação de Percepção dos Usuários de Serviços Públicos Municipais – MonitoraNIT busca construir índices de percepção da cidade de Niterói, RJ, em relação às políticas públicas de educação, saúde, assistência social, cultura, obras e conservação do município. O projeto também prevê a criação de novos indicadores que apontem para correlações entre percepção do usuário, ações da prefeitura e consecução das metas delineadas na Nova Agenda Urbana.
O eixo articulador de Mapeamento geo-histórico do mercado imobiliário de Niterói: uma nova ferramenta para a gestão pública do solo urbano é a construção de uma cartografia geohistórica vetorial do mercado imobiliário de Niterói. A iniciativa busca formular instrumentos de análise sobre a evolução da ocupação do espaço urbano da cidade, estimulando a formulação de políticas públicas eficazes tanto em racionalizar o uso do solo urbano quanto em reduzir as desigualdades socioterritoriais no município. Daniel Sanfelici, Christy Pato e Tâmis Parron são os integrantes do Centro UFF de Estudos sobre Desigualdades Globais que participam do projeto.