Escolha uma Página

Pessoas

Cientistas sociais com formações diversas – Antropologia, Ciência Política, Comunicação, Direito, Geografia, História, Sociologia -, as pessoas que fazem o Centro UFF de Estudos sobre Desigualdades Globais acreditam que a consolidação de um conhecimento analítico propositivo se efetiva no encontro. Da interdisciplinaridade e da transversalidade de saberes que não se restringem apenas àqueles consolidados pela academia.

Alessandra Siqueira Barreto

Doutora em Antropologia pelo Museu Nacional/ UFRJ, com Pós Doutorado em Antropologia (ISCTE/ Portugal ). Professora Associada do Departamento de Antropologia/UFF e Diretora do ICHF/UFF. Áreas de pesquisa: Antropologia Urbana e Antropologia da Política.

Daniel de Mello Sanfelici

Professor do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Desenvolve pesquisas nas áreas de estudos urbanos e geografia econômica, com ênfase nos seguintes temas: atores e dinâmicas do mercado imobiliário urbano, políticas de ordenamento territorial, fontes e estruturas de financiamento à produção imobiliária urbana e modelos de governança das cidades.

Juliana Nunes

Professora do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense. Doutora em Geografia pela Université Jean Moulin Lyon 3, França, com estágio em pesquisa no Institut de Sciences-Po, Paris. Desenvolve e orienta pesquisas na área de Geografia Política, com ênfase nos temas: federalismo e território; regionalismos e nacionalismos contemporâneos; representação e participação política; políticas públicas e governança territorial.

Leonardo Marques

Professor de História da América Colonial e membro do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense. Graduado em História pela Universidade Federal do Paraná (2006) e doutor em História pela Emory University (2013). É autor de Por aí e por muito longe: migrações, dívidas e os libertos de 1888 (Apicuri, 2009) e The United States and the Transatlantic Slave Trade to the Americas, 1776-1867 (Yale University Press, 2016). Atualmente, desenvolve pesquisas sobre a história ambiental da era colonial, com foco específico na mineração nas Américas.

Sérgio Castilho

Sérgio Ricardo Rodrigues Castilho é Doutor em Antropologia Social pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor do departamento de Sociologia e Metodologia das Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense. Atua pesquisando em torno dos seguintes temas principais: o Estado, o poder político e suas formas de legitimação; as elites e as classes dominantes no Brasil; a desigualdade e a pobreza no Brasil.

Christy Ganzert Pato

Douglas Leite

Professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense. Graduado em Direito e Mestre em História Social pela Universidade Federal da Bahia. Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo. Integra o Centro de Ciências Sociais Históricas de estudos sobre Desigualdades Globais (CDG/UFF). É membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Justiça Administrativa e Docente do Curso de Tecnólogo em Segurança Pública e Social (INCT-InEAC UFF/ Fundação CECIERJ). Interesses e pesquisas: História Social da Escravidão e do Trabalho; Políticas Públicas de Igualdade Racial.

Karen Souza

Jornalista e historiadora. Suas pesquisas históricas buscam refletir sobre as metaconfigurações do capitalismo a partir de estudos que situam a escravidão negra nas Américas e o conhecimento científico ocidental no centro do debate sobre desequilíbros sistêmicos mundiais de longa duração.

Marcus Ianoni

Professor do Dep. de Ciência Política da UFF. Coordena o Programa de Pós-Graduação em Ciência Política. Entre 2015 e 2016, fez estágio anual de pós-doutoramento na Universidade de Oxford. Pesquisa o Estado, teórica e empiricamente, abordando suas decisões e seus nexos com os interesses de forças da sociedade civil.

Rogerio Dultra

Rogerio Dultra dos Santos  é formado em Direito pela UCSal-BA, mestre em Direito pela UFSC e doutor em Ciência Política pelo antigo IUPERJ. Atualmente é Professor Associado III do Departamento de Direito Público da UFF, um dos Coordenadores do CDG-UFF, Professor do Mestrado em Justiça Administrativa (PPGJA-UFF) e Membro da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD).

Tâmis Parron

Professor do Instituto de História da UFF, Estuda as relações históricas entre liberalismo, escravidão e economia mundial capitalista pelas perspectivas da sociologia histórica, da teoria crítica e da história conceitual. É autor de A Política da escravidão no Império do Brasil (Civilização Brasileira, Prêmio Jabuti em Ciências Humanas) e coordenador da coleção Narrativas da escravidão (Hedra, eleita para o PNLD 2021). Foi Volkswagen Fellow em Harvard (2016-2017)

Skip to content