Projetos
MonitoraNIT
Elementos para a readequação do Observanit como ferramenta de análise do grau de aderência das políticas públicas de Niterói aos desafios da Nova Agenda Urbana
A última Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável – Habitat III, de onde emergiu o pacto para a Nova Agenda Urbana, consolidou a ideia de que o protagonismo na busca por um desenvolvimento urbano sustentável em nível global cabe às cidades e demais entes subnacionais.
Contudo, para a consecução das metas elencadas no documento pactuado, o diagnóstico da CEPAL, de que os países da América Latina carecem de dados urbanos de qualidade, impõe desafios adicionais. Dentro desse contexto, o MonitoraNIT busca construir índices de percepção da cidade de Niterói-RJ em relação às políticas públicas de educação, saúde, assistência social, cultura, obras e conservação do município. Coordenada por Christy Ganzert Pato, a iniciativa também tem se voltado para a construção de novos indicadores que apontem para correlações entre percepção do usuário, ações da prefeitura e consecução das metas delineadas na Nova Agenda Urbana.
Além do MonitoraNIT, mais dois projetos firmados com a Prefeitura Municipal de Niterói, pelo Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados, PDPA, reafirmam os valores do Centro UFF e o olhar crítico e propositivo em temas relacionados às políticas públicas.