Escolha uma Página

Projetos

PrInt

Desigualdades globais e sociais em perspectiva temporal e espacial

A iniciativa de pesquisa colaborativa Desigualdades globais e sociais em perspectiva temporal e espacial articula pesquisadores de diferentes áreas e países para propor novas abordagens sobre a temática das desigualdades. A equipe conta com quatro professores do Centro UFF de Estudos sobre Desigualdades: Daniel Sanfelici, Juliana Nunes Rodrigues, Leonardo Marques e Tâmis Parron.

O primeiro produto editorial da iniciativa, que analisa a formação e a reprodução das desigualdades globais em diferentes escalas temporais (da Antiguidade ao capitalismo contemporâneo) e em diferentes escalas geográficas, foi publicado em 2020. O livro, que pode ser baixado gratuitamente, na íntegra, pelo site da Hucitec, traz, nos capítulos 9 e 10, as análises e reflexões dos geógrafos Sanfelici e Nunes Rodrigues, e dos historiadores Marques e Parron. Enquanto os primeiros respondem pela autoria de Desigualdades, escalas da ação e território: contribuições para uma agenda de pesquisa, os segundos desvendam Os sete pecados capitais da literatura sobre desigualdades.

Desigualdade como somatória integrada

Definida como fenômeno multidimensional, internacionalmente combinado e cumulativo, o conceito de desigualdade acionado pelos integrantes do grupo difere da maioria das pesquisas empíricas contemporâneas sobre desigualdade. Em vez de se concentrar nos campos da economia e da sociologia, privilegiando o problema da disparidade de renda em determinado país, a definição proposta pelo projeto situa a desigualdade no plano dos direitos políticos e sociais, da repartição de poder e de riqueza, das formas de reconhecimento e do acesso a bens e recursos, sejam materiais ou simbólicos. Dessa forma, enquadra o problema via aspectos quantificáveis (diferenças de grau), mas também por meio de componentes qualitativas, simbólicas e fortemente classificadoras, como gênero e etnicidade.

Rede colaborativa

O projeto articula uma rede interdisciplinar e internacional de pesquisadores e instituições para abordar o problema em sua complexidade. Reúne, de um lado, pesquisadores dos departamentos de Geografia, História e Letras da Universidade Federal Fluminense (UFF) e, de outro, um significativo conjunto de instituições estrangeiras situadas em diferentes países (Estados Unidos, Argentina, França, Espanha, Alemanha, Grã-Bretanha e México). Sinergia institucional comprometida com o alcance de dois objetivos gerais: a) a formulação de uma sólida teoria empiricamente fundamentada no grande campo das ciências sociais sobre desigualdades globais, capaz de informar políticas públicas nacionais e ações de órgãos internacionais multilaterais destinadas a atacar o problema; e b) a consolidação de uma rede internacional de trabalho colaborativo acadêmico.

Além do Capes/PrInt, mais três projetos firmados com a Prefeitura Municipal de Niterói, pelo Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados, PDPA, reafirmam os valores do Centro UFF e o olhar crítico e propositivo em temas relacionados às políticas públicas.

Conheça!

Skip to content