Por trás de todas as relações institucionais e pesquisas transformadas em projetos com a marca do Centro UFF de Estudos sobre Desigualdades Globais, está o compromisso em enquadrar e combater os mecanismos responsáveis pela injustiça e pelas relações desequilibradas de poder nas mais diferentes escalas da vida social: local, nacional e mundial.
Os projetos em curso reafirmam os valores do Centro UFF e o olhar crítico e propositivo em temas relacionados às políticas públicas :
Análise Territorial do Orçamento Público de Niteroi sob a Perspectiva de Gênero e de Raça
Esta proposta objetiva a realização de um diagnóstico do orçamento público de Niterói, considerando-se as categorias de raça e de gênero como fundamentais em projetos de governo que têm como horizonte a redução de desigualdades estruturantes do País. Compreendemos que as análises transversais de gênero e de raça, ao identificarem as formas como os governos arrecadam e gastam seus recursos, constituem um instrumento estratégico para assegurar a governança democrática e inclusiva. O projeto mobiliza uma equipe interdisciplinar e interinstitucional, da qual fazem parte três integrantes do CDG: Juliana Nunes Rodrigues, Christy Pato e Rogério Dultra.
Índice de monitoramento da igualdade racial
O INDEPIR (Índice de Monitoramento do Desenvolvimento das Políticas de Igualdade Racial) é a proposta de um índice sintético cujo objetivo é sistematizar informações sobre a institucionalização dos órgãos da igualdade racial, mapeando seu orçamento, a diversidade de sua cobertura normativa e a capacidade de implementação de suas políticas públicas focais.
Concebido no âmbito do Pacto de Combate ao Racismo e Promoção da Igualdade Racial, que criou a REDE DE CIDADES ANTIRRACISTAS, O INDEPIR pretende contribuir para um quadro de desenvolvimento cooperativo das capacidades estatais dos municípios participantes, fornecendo à comunidade um parâmetro legítimo de avaliação de sua trajetória no campo da igualdade racial. Participam do projeto: Douglas Leite e Christy Pato.