Projetos

Análise Territorial do Orçamento Público de Niteroi sob a Perspectiva de Gênero e de Raça

Quais as dinâmicas orçamentárias e territoriais do dinheiro público destinado a políticas com impacto afirmativo, considerando-se os marcadores de raça e de gênero, no município de Niterói?

Esta é a questão central que orienta a realização de um diagnóstico político-territorial do orçamento público de Niterói, considerando-se as categorias de raça e de gênero em projetos de governo que têm como horizonte a redução de desigualdades estruturantes do País.

As análises territoriais do orçamento público, ao identificarem as formas e os lugares onde os governos arrecadam e gastam seus recursos, constituem um instrumento estratégico para assegurar a governança inclusiva. Estudos têm demonstrado que programas e ações governamentais com a adoção da perspectiva de gênero e de raça favorecem a concretização do princípio de igualdade de oportunidades.

Pretende-se construir um modelo de análise das bases orçamentárias das políticas públicas municipais, tendo-se como recorte espacial o município de Niterói, em um estudo retrospectivo de quatro anos, de 2018-2021.

A equipe envolvida nesta iniciativa é interinstitucional e composta por pesquisadores da Geografia, da Gestão e da Administração Pública, da Economia e do Direito Público. Possui experiência em temáticas relacionadas à gestão pública, raça e gênero, e na condução de pesquisas para a análise socioespacial de políticas públicas.

Coordenação Geral: Juliana Nunes Rodrigues.

Financiamento: Fundação Euclides da Cunha de Apoio Institucional a UFF – e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Conheça!

Skip to content