Projetos

MapGEOH

Mapeamento geo-histórico do mercado imobiliário de Niterói: uma nova ferramenta para a gestão pública do solo urbano

Construir uma cartografia geohistórica vetorial do mercado imobiliário de Niterói é a meta central do projeto coordenado por Daniel Sanfelici. A finalidade é proporcionar instrumentos de análise da evolução da ocupação do espaço da cidade, estimulando a formulação de políticas públicas que permitam racionalizar o uso do solo urbano e reduzir as desigualdades socioterritoriais no município.

A iniciativa se coaduna com os desafios prioritários estabelecidos na seção Niterói Inclusiva do planejamento estratégico Niterói Que Queremos (NQQ), bem como com o princípio de urbanização inclusiva do décimo-primeiro Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU para 2030 (Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis).

Processo histórico e políticas públicas

O projeto tem duas dimensões complementares que exigem procedimentos de pesquisa distintos: uma que busca reconstituir a evolução histórica da ocupação e do adensamento do espaço urbano de Niterói, com base em documentos históricos, em pesquisas anteriores e em levantamentos de dados secundários.

A outra dimensão da pesquisa, que também conta com Tâmis Parron e Chisty Ganzert Pato na equipe, se volta para a proposição de políticas públicas que permitam racionalizar o uso do solo urbano e reduzir as desigualdades socioterritoriais no município. A ideia é explorar as possibilidades à disposição do poder público para implementar políticas que conduzam ao aproveitamento eficaz do solo urbano nas áreas que dispõem de melhor infraestrutura. Propostas de intervenção atentas à necessidade de ampliar o acesso ao solo urbano para os grupos sociais mais vulneráveis e para a criação de mecanismos de quantificação, apropriação e redistribuição da mais-valia urbana.

Além do MapGEOH, mais dois projetos firmados com a Prefeitura Municipal de Niterói, pelo Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados, PDPA, reafirmam os valores do Centro UFF e o olhar crítico e propositivo em temas relacionados às políticas públicas.

Conheça!

Skip to content