EVENTOS

O Centro de Estudos sobre Desigualdades Globais da UFF tem o prazer de recebê-los no I Seminário Internacional O capitalismo no século 21 e as fronteiras do saber social. Esperamos que sejam dias de muitas trocas, aprendizados e reflexões conjuntas. Os inscritos na...

PRINCÍPIOS NORTEADORES

Conhecimento Participativo, Interdisciplinaridade, Olhar Global e Perspectiva de Longa Duração são os princípios que norteiam a atuação, as pesquisas, os projetos e as análises do Centro UFF de Estudos sobre Desigualdades Globais.Estimular parcerias entre...

PROJETOS EM CURSO

Por trás de todas as relações institucionais e pesquisas transformadas em projetos com a marca do Centro UFF de Estudos sobre Desigualdades Globais, está o compromisso em enquadrar e combater os mecanismos responsáveis pela injustiça e pelas relações desequilibradas...

O Centro UFF

As desigualdades globais integram a organização histórica do mundo moderno e contemporâneo, mas seus ritmos e níveis de magnitude têm crescido de modo novo, violento e rápido nas últimas décadas dentro e fora do Brasil.

Projetado como um espaço para pesquisar as origens, as dinâmicas e os efeitos dos mecanismos produtores das desigualdades, o Centro UFF sobre Desigualdades Globais reúne acadêmicos de diversas áreas das Humanidades: Antropologia, Ciência Política, Direito, Geografia, História e Sociologia.

w

Conhecimento participativo

Estimular parcerias entre pesquisadores, decisores de política pública e atores sociais para criar e compartilhar ideias sobre como enquadrar e atacar os mecanismos responsáveis pela injustiça social, pela pobreza e pelas relações desequilibradas de poder.

Interdisciplinaridade

Compreender a mudança social em larga escala como um processo multidimensional que transcende os limites disciplinares e o formalismo abstrato.

Perspectiva global

Fomentar pesquisas que incorporem o tempo e o espaço do mundo como elemento integrante dos fenômenos observados nas escalas nacional, regional e local.

Perspectiva de longa duração

Investigar os fenômenos sociais na sua longitude temporal mais ampla, para iluminar o jogo de continuidade e ruptura entre passado, presente e nossas expectativas de futuro.

Linhas de Pesquisa

O Centro UFF estimula a formação de grupos interdisciplinares mistos de trabalho dedicados a atacar desafios do mundo contemporâneo, buscando formular conceitos sensibilizadores para desnaturalizar os mecanismos de produção de desigualdades.

  1. Direito, raça e ideologia: da primeira modernidade ao mundo contemporâneo
  2. Governanças globais: participação políticas nas escalas locais, nacionais e mundiais
  3. Estudos ambientais: capitalismo e ecologia
  4. Urbanização estendida: estudos agrários e a economia política das cidades

Contato

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus voluptatem.

R. Marcus Waldemar de Frreitas, S/N, Bloco O, Campus do Gragoatá, Niterói, RJ, Brasil
CEP 24.210-201

contact@divifinance.com

Envie uma mensagem

Skip to content