Evento organizado pelo Grupo de Geografia Urbana e Urbanismo, no âmbito do CDG, da Universidade Federal Fluminense, associado ao Edital do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA), promovido pela Prefeitura Municipal de Niterói (PMN), em parceria com a Fundação Euclides da Cunha (FEC) e a UFF. O Seminário propõe tratar de estudos e metodologias para a análise e mapeamento da dinâmica imobiliária, com vistas à formulação de políticas urbanas que permitam racionalizar o uso do solo, com melhor distribuição da mais-valia fundiária e redução das desigualdades socioespaciais no município. O evento terá a participação de pesquisadores, acadêmicos e atores da gestão pública e será realizado segundo a programação anexa.

Organizadores
Daniel de Mello Sanfelici – POSGEO/UFF
Fernanda Furtado – PPGAU/UFF
Rubens Moreira R. de Carvalho – POSGEO/UFF
Gabriel Rodrigues da Silva – POSGEO/UFF

Local de realização
Universidade Federal Fluminense
[LOCAL A DEFINIR]

Datas do evento
05 e 06 de outubro de 2022
14:00H às 18:00H

Um excelente evento!

Programação/Program

DIA 1 | 05-10
METODOLOGIAS E FONTES DE PESQUISA SOBRE O MERCADO IMOBILIÁRIO

As fontes de pesquisa sobre o mercado imobiliário e suas correspondentes metodologias são bastante variadas. A utilização dos dados depende, em boa medida, dos objetivos da investigação em mãos e da disponibilidade das fontes, envolvendo desde seu acesso até a forma como os dados são arquivados. As fontes mais usuais incluem dados cartoriais, bancos de dados da produção imobiliária advindos do setor público ou de entidades privadas, dados mistos de produção e oferta de imóveis novos e usados em jornais e outros periódicos, além de dados fiscais relativos a estoque e fluxo de imóveis e, mais recentemente, dados de oferta disponíveis online. O primeiro dia do evento contará com uma conferência de abertura, realizada por palestrante convidado, e será dedicado à apresentação e discussão de metodologias e fontes de pesquisa sobre o mercado imobiliário.

14:00 CONFERÊNCIA DE ABERTURA
EVERALDO SANTOS MELAZZO
Programa de Pós-Graduação em Geografia |
UNESP – Presidente Prudente
15:00 RODADA DE PERGUNTAS E DEBATE
115:45 INTERVALO

MESA 1 METODOLOGIAS E FONTES DE PESQUISA

BEATRIZ TAMASO MIOTO
PPGPGT | UFABC
IVANA SOCOLOFF
Instituto de Estudos Latino-Americanos e
Caribenhos | IEALC-UBA
LÚCIA ZANIN SHIMBO
PPGAU-IAU | USP – São Carlos

Coord. DANIEL SANFELICI

17:30 DEBATE

DIA 2 | 06-10
CARTOGRAFIA E ANÁLISE DA DINÂMICA IMOBILIÁRIA PARA DISCUSSÃO SOBRE POLÍTICAS URBANAS

Estudos recentes mostram aplicações promissoras das geotecnologias na apreensão da dinâmica imobiliária e seus impactos no ordenamento territorial das cidades. Fatores como o avanço da informática e o aumento do volume e da variedade de dados disponíveis têm ajudado a transformar a forma como se analisa o setor imobiliário, com subsídios importantes para a gestão da cidade e a definição de políticas urbanas. O segundo dia do evento será iniciado com a apresentação de resultados preliminares da pesquisa desenvolvida pelo GEONIT, no âmbito do PDPA, para mapeamento da dinâmica imobiliária em Niterói. Em seguida, haverá uma mesa com palestrantes convidados para
debate e discussão sobre a aplicação e formulação de políticas urbanas de
regulação do uso do solo e gestão da valorização fundiária.

MESA 2 CARTOGRAFIA DA DINÂMICA IMOBILIÁRIA

RUBENS MOREIRA CARVALHO