O capitalismo alimenta nossos sonhos com a ilusão de que é possível produzir coisas infinitas com meios finitos. Passamos da tração animal para o carvão, do petróleo para a energia nuclear e dos átomos para a energia limpa em busca de padrões de vida mais elevados e uma comodidade sem fim.
O céu é o limite. Será? O capitalismo no século 21 e as fronteiras do saber social se propôs rediscutir e refinar categorias de análise necessárias para enfrentar o esgotamento da economia global e das formas de saber a seu respeito, explorando a relação entre estruturas sociais e estruturas de produção do conhecimento científico.
Na sessão de abertura, o Centro UFF apresentou os primeiros resultados parciais de suas pesquisas colaborativas, coordenadas pelos professores Daniel Sanfelici (Geografia), Douglas Leite (Direito) e Christy Pato (Ciência Política).
Participaram, entre outros, os pesquisadores Adam Hanieh (Universidade de Exeter), Dale Tomich (Binghamton), Gustavo Lins Ribeiro (UAM do México), Massimiliano Tomba (Universidade da Califórnia), Sam Halvorsen (Queen Mary University) e Zehra Yaşın (Social Sciences University of Ankara, Turquia).
Confira a programação e a gravação no YouTube abaixo:
Seminário científico internacional | O capitalismo no século 21 e as fronteiras do saber social
Programação/Program
I Seminário Internacional/1st lnternational Seminar
O capitalismo no século 21 e as fronteiras do saber social/ Capitalism in the 21th Century and the Frontiers of Social Thought
DIA 1 – 14 DE SETEMBRO/DAY 1 – SEPTEMBER, 14
9:00 (BRT/UTC-3): Boas-vindas/ Welcome
10:00-12:00 (BRT/UTC-3): Espaço, raça e poder público/ Space, Race, and Public Policies – Daniel Sanfelici (UFF), Douglas Leite (UFF) e Christy Pato (UFF).
14:30-17:00 (BRT/UTC-3): Como ler o capitalismo a contrapelo do capital?/ How to Read Capitalism against the Epistemology of Capital? – Massimiliano Tomba (University of California), Dale Tomich (Binghamton University) e Tania Li (University of Toronto).
DIA 2 – 15 DE SETEMBRO/DAY 2 – SEPTEMBER, 15
10:00-12:00 (BRT/UTC-3): Geopolítica do conhecimento/ Geopolitics of Knowledge – Gustavo Lins Ribeiro (Universidad Autónoma Metropolitana de México), Sam Halvorsen (Queen Mary University of London).
14:30-17:00 (BRT/UTC-3): Vida material: o irresistível apelo do não à comodificação de tudo/ Material Life: Its “Non Plus Ultra” to the Commodification of Everything – Zehra Yaşın (Social Sciences University, Adam Hanieh (Exeter University), Bruno Sena (CES-Universidade de Coimbra).
Contagem regressiva para O capitalismo no século 21 e as fronteiras do saber social, primeiro encontro internacional organizado pelo Centro UFF de Estudos sobre Desigualdades Globais (CDG), que traz especialistas de várias partes do mundo para um diálogo aberto.
O seminário acontece entre os dias 14 e 15 de setembro, em formato híbrido, com tradução simultânea. Serão amanheceres e entardeceres de reflexões intensas.
No primeiro dia, 14 de setembro, as discussões começam pela manhã, com os pesquisadores do CDG. Daniel Sanfelici (UFF), Douglas Leite (UFF) e Christy Pato (UFF) são os expositores da mesa “Espaço, raça e poder público”, às 10 horas.
À tarde, às 14h30, é a vez de Massimiliano Tomba (University of California), Dale Tomich (Binghamton University) e Tania Li (University of Toronto) se questionarem sobre “Como ler o capitalismo a contrapelo do capital?”, sugestiva pergunta que intitula a segunda mesa temática do dia.
Com “Geopolítica do conhecimento”, o segundo dia de encontro, em 15 de setembro, traz Gustavo Lins Ribeiro (Universidad Autónoma Metropolitana de México) e Sam Halvorsen (Queen Mary University of London) na sessão matutina, às 10 horas. Na vespertina, às 14h30, Zehra Yasin (University of Ankara), Adam Hanieh (Exeter University) e Bruno Sena (CES-Universidade de Coimbra) expõem sobre “Vida material: o irresistível apelo do não à comodificação de tudo”.
As informações completas sobre o encontro estão disponíveis para consulta na página do seminário. As inscrições de ouvintes, presenciais e online, são gratuitas e podem ser feitas pelo formulário ou solicitadas pelo e-mail cdguff.eventos@gmail.com.